Saudável é respeitar os poderes da alimentação

As cores mais bonitas que conhecemos vêm dos alimentos. Eles enchem nossa vida de sabor e a deixam mais bonita, além de nos manter vivos, porque nos dão energia. Comer é tudo de bom. É um dos momentos mais saborosos em família ou entre amigos. Não há quem não tenha uma comida predileta que faz sentir água na boca. Desde os primórdios da humanidade, o homem vive em busca de comida. A variedade à disposição hoje é imensa e tornou-se muito fácil ir ao supermercado ou numa plantação, comprar e colher. Justamente pela facilidade de encontrar, temos que refletir sobre o uso correto dos alimentos, sem desperdício ou exageros, pois se há muita variedade de comida, há também muitos que não têm acesso a ela, ou aquele que comem demais e comprometem sua saúde. O que é pior, um dia o alimento pode acabar.
No mês de setembro, no encontro do Diarinho realizado no dia 11, aprendemos também que alimentação saudável é o que podemos acessar. A palestra foi com a nutricionista Bruna Rebonatto, Especialista em Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) pela Unipar de Francisco Beltrão, com ênfase em gastronomia. Ela é a responsável pela Divisão de Alimentação Escolar da Prefeitura de Pato Branco, na qual cuida de quase 50 cozinhas, fazendo o cardápio das merendas das escolas e Centros municipais de Educação Infantil (CMEIS), além de duas padarias (Horto Florestal e Caíc). Algumas escolas servem almoço, somando assim três refeições por dia, com os lanches da manhã e da tarde. Já os Cmeis servem cinco refeições por dia.

Dúvidas das crianças
Comer à noite engorda? E massa, engorda? Posso comer margarina? Laranja cura gripe? Suco de fruta conta como fruta? Coca-Cola enfraquece os ossos? 
As respostas e orientações da nutricionista são que toda criança deve fazer um lanchinho no meio da manhã, comendo uma fruta, por exemplo. Pode comer à noite sim, desde que cuide as quantidades. E as massas são importantes para dar energia ao nosso corpo. Laranja não cura gripe, mas melhora a imunidade, por isso é muito importante consumir esta e outras frutas, ao invés de refrigerantes. "Durante o sono ocorre grande parte do crescimento e por isso o jantar deve ser bem nutritivo como as outras refeições para garantir as substâncias necessárias para que isso aconteça. Pode-se comer os mesmos tipos de alimentos do almoço ou fazer um lanche reforçado, ou seja, que contenha alimentos ricos em energia (pão, torradas, arroz), vitaminas e minerais (verduras e frutas) proteína (queijo, presunto, ovo ou carnes), energia (pão, torradas), vitaminas e minerais (verduras e frutas)”, explicou Bruna Rebonatto.
A saúde do sangue vem do que comemos, e o sangue faz nosso corpo funcionar, por isto precisamos escolher bem o que colocamos à boca. E para prestar atenção no que estamos comendo a refeição deve ser feita na cozinha, e não em frente à TV. Em resumo, escolha os exageros como comer doces, abrir um pacote de bolacha ou assistir enquanto come “apenas uma vez por semana!"
Na questão do peso, uma das principais lições que Bruna trouxe às crianças foi: "não fique comparando seu peso com o do colega”. Cada organismo é único. E fica a dica: quem tem irmão, divida o pacote de bolacha para dividir também, as gorduras e calorias dos industrializados. 

Back to Top