Visite-nos na Bienal dos Quadrinhos, na Feira Inventum. Faça uma ‘selfie’ com o Cinetoscópio e marque a @Rockastudios no Instagram. Vamos fazer um vídeo supimpa com todos que passarem por lá!
A ancestralidade do cinema está no Cinetoscópio, inventado em 1891 por William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories de Thomas Edison. É o primeiro instrumento de projeção interna de filmes da história da humanidade e possuía um visor individual através do qual se podia assistir, mediante a inserção de uma moeda, à exibição de uma pequena tira de filme em Looping, na qual apareciam imagens em movimento de números cômicos, animais amestrados e bailarinas. 
✽ Na Rocka Studios, temos paixão por contar histórias. Fios soltos dizem pouco, mas quando adicionamos emoção, criamos filmes ✽

Teoria do Cinema
A reflexão sobre o cinema como meio surgiu praticamente junto com o próprio meio. Instrumentos para visualizar o cinema estão na origem etimológica do termo: “Biografh” e “animatógrafo” enfatizam o registro da vida em si. “Vitascope” e “Bioscope” trazem a ideia de olhar sobre a vida, para o espectador e a escopofilia (desejo de olhar). “Cronofotógrafo” enfatiza a escritura do tempo (e da luz), trazendo consigo a ideia de imagem-tempo. “Cinetoscópio”enfatiza a observação visual do movimento. “Scenarograph” traz o registro de histórias ou cenas, chamando a atenção para o cenário no qual as histórias se passam, privilegiando o cinema narrativo. “Cinematógrafo” e, logo depois, “Cinema” são, por essência, a transcrição do movimento. (STAM, 2013, p.37)

Produção
Os filmes reproduzidos no cinetoscópio eram produzidos pelo cinetógrafo, outra invenção patenteada por Thomas Edison. Apesar destas invenções permanecerem no nome de Edison, elas, na verdade, foram produzidas por William K.L. Dickson e uma equipe de técnicos encarregados, por Edison, de criarem máquinas que produzissem e mostrassem fotografias em movimento.
Hoje os filmes de fotografias em movimento são chamados de Stop Motion e Timelapse. Veja algum dos nossos. 


Daiana Pasquim e Lucas Piaceski
Rocka Studios
Back to Top